Um dúvida muito comum entre advogados iniciantes é: CNPJ para Escritório de Advocacia, devo ou não tirar o meu?
Table of Contents
Em primeiro lugar, a grande vantagem de regularizar o seu Escritório de Advocacia, é a possibilidade de pagar menos impostos.
Ao atuar como um advogado autônomo, seus rendimentos estão sujeitos a tabela progressiva do imposto de renda.
Nesse sentido, atuando sob um CNPJ para Escritório de Advocacia, a sua alíquota tributária máxima, com o planejamento correto, fica entre 15 e 16%.
Já na pessoa física, entretanto, essa alíquota pode chegar até 27,5% dos seus rendimentos.
Ou seja, uma diferença relevante.
É muito comum, no ramo do Direito, que grandes escritórios terceirizem parte do trabalho para advogados ou outros escritórios menores.
Entretanto, a prática comum é de que esse trabalho seja repassado apenas para advogados que possuam um CNPJ.
O motivo é que é muito caro contratar um advogado pessoa física, tanto por questões trabalhistas quanto por regras da OAB.
Dessa forma, ao atuar como advogado autônomo, esse mercado praticamente se fecha.
Assim como acontece com outros Escritórios de Advocacia, dificilmente uma empresa contrata um advogado como autônomo ou CLT.
Novamente, o motivo são as exigências da OAB, além do custo trabalhista.
Dessa forma, se o seu objetivo é atuar também com pessoas jurídicas, tirar o CNPJ é um pedágio que deve ser pago para abrir as portas do mercado.
Os passos para regularizar o seu Escritório de Advocacia são muito semelhantes ao de outras empresas:
Entre em contato e solicite um orçamento para abrir seu Escritório de Advocacia Grátis, pagando apenas as taxas registro.
Evite contratações ruins e monte uma base sólida para escalar sua equipe com eficiência Contratar alguém errado custa caro. E…
Encontrar o candidato “certo” vai muito além de avaliar currículo e experiência. Para empresas de pequeno e médio porte, onde…
Encontrar os profissionais certos tem sido um desafio cada vez mais complexo para empresas de todos os portes. Entre currículos…
Redução de custos fixos com estrutura contábil interna Uma das principais decisões que gestores enfrentam ao planejar a gestão financeira…
Empresas optantes pelo Lucro Real enfrentam uma complexidade tributária que exige controle rigoroso de ajustes de IRPJ e CSLL, escrituração…
A Importância Estratégica do Recrutamento e Seleção para Empresas O recrutamento e seleção não é apenas uma atividade administrativa, mas…
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade